Oi gente. Tudo bem? Cara, tem quase um mês que minha vida mudou pra melhor em alguns aspectos. Um deles é dormir. Quem não ama dormir bem?

EU SEMPRE AMEI DORMIIIIIIIIIIIIIIR. Mas desde que Helena nasceu, dormir é um luxo. Eu dormia sempre mais que o necessário (haha), então foi um pouco sofrido.

No começo é normal, sabe? E NINGUÉM, entenda, NINGUÉM vai deixar você esquecer que vai dormir pouco. Enquanto você está grávida são comuns frases do tipo:

“Aproveita pra dormir, porque nunca mais você vai dormir direito.”

No começo eu me arrepiava, depois eu revirava os olhos, porque a maioria das pessoas que diziam isso NÃO TINHAM NEM UM CACHORRO, que dirá filhos…

E sim, é verdade. No começo você vai dormir bem pouco, seu bebezinho precisa se alimentar em curtos espaços de tempo porque ele só toma leitinho e faz a digestão bem rapidinho (inho inho inho, rs). Eu escolhi amamentar exclusivamente e não tinha necessidade de complementar com outro leite, então era meu peitinho na parada o tempo inteiro (Helena não pegou mamadeira, agora já é direto no copo de transição), tinham horas que dava vontade de arrancar o peito e implantá-lo no Michel, só pra ele poder dar peito e eu dormir. Por mais que o bichinho acordasse pra me ajudar, ela queria mamar…

Enfim, passou essa fase… e Helena criou o mau hábito de dormir no peito. No começo eram só flores, ela chorava na madrugada e já tava na cama do meu lado mesmo e… TCHUM! Peito na boca da menina… dormia de novo!

Depois de um tempo as flores morreram e tava ficando muito complicado dormir com ela, então colocamos no berço, mas ficou no mesmo quarto. Quando chorava, acabava voltando pra cama quando eu não tava no pique desse leva e traz.

Tudo começou a mudar quando Helena foi pro quarto dela, mudou aos poucos, no passinho da tartaruga, mas hoje eu vejo QUE DIFERENÇA FEZ.

Eu ouvi que ela tava muito nova pra ir pro quarto dela, que ela ia se sentir jogada, abandonada e tudo mais, mas cada um é que sabe dos seus filhos, né não? (E convenhamos, a gente já se cobra tanto e o povo não tem dó de dizer essas coisas pra gente? É de matar #nóismãe).

Fiquei muito perdida em fazer Helena dormir no quarto dela, tinha muitas dúvidas, mas graças a Deus tem sempre o grupo “mamães de primeira” pra ajudar. Tenho algumas amigas como Net, Kam, Bia e Luana, que os bebês tinham rotina, dormiam bem, dormiam só, mas eu achava que era uma realidade muito longe de mim, que tipo EU NUNCA IA CONSEGUIR ISSO. Mas gente… que bobagem. Dá sim, dá pra todo mundo, o problema é mais com a gente do que com os bebês.

Helena completou 9 meses e eu pensei, será que ela não consegue dormir a noite inteira já? Foi aí que comecei a observar melhor as meninas, as dicas delas, tentei colocar Helena pra dormir sozinha no berço durante a tarde (foi traumatizante pra mim essa primeira vez, fiquei morta de medo, kkkkkkkk), mas eu estava sempre insegura. Só que esse negócio não saia da minha cabeça, eu queria demais que ela dormisse bem e nós também. Enchia as meninas no whatsapp de perguntas

E faz isso? E faz aquilo? Quanto tempo eu deixo? Quantos intervalos?

Até que teve um “Encontrinho*” que conheci finalmente a tão falada Eliana Dias. Cara, eu queria conhecer demais essa mulher. Ela é tipo a super Nanny do sono, a encantadora de bebês, a fadinha com pozinho mágico de dormir, agora sério, ela é consultora materno-infantil e muito famosa por reeducar os bebês pra dormir.

Foi amor a primeira vista, COMO ASSIM TODOS OS BEBÊS QUE ELA ATENDE DORMEM BEM? E é verdade. Gente, HELENA DORME BEM. SOCOOOOOOOOOOOOOORRO!

Bem, ainda estamos no processo, depois eu posso detalhar melhor pra vocês. Depois de algumas lapadas que Eliana jogou na minha cara (“quem manda em você é Helena” e coisas que #nóismãe não acredita), eu passei a tomar uma posição mais firme em relação a isso. Afinal, Helena nasceu outro dia, não sabe que dormir é tão bom, tão importante, eu vou ensinar (e Michelzinho, claro) e isso que estamos tentando fazer.

Um presente maravilhoso que já acontece é que Helena dorme a noite inteira. Quando passamos a ajustar a rotina dela pra acordar no horário correto, fazer as sonecas do dia, comer nos horários certos, a baby dorme que é uma beleza a noite inteira. Eu ainda tenho algumas dificuldades com as sonecas do dia, mas estamos aprendendo.

Só posso dizer pra vocês que tudo melhorou, ela passou a comer MUITO MELHOR, a ficar menos irritada na hora de dormir, eu passei a ficar mais segura em saber do que ela tá precisando (ah, agora é hora de comer, é fome… ah, é sono… e essas coisas).

Embora nesse tempo de adaptação praticamente estamos criando raízes em casa… Entendemos que é com um bom propósito e temos vistos progressos. Perdemos alguns momentos importantes com nossos amigos, em nossa igreja, revezando pra ela dormir no horário certo, mas é muito bom ver que está valendo a pena, logo Helena estará com a rotina consolidada e dormindo muito melhor.

Quero agradecer à Eliana Dias, que às vezes quer me esganar quando eu faço tudo doido, mas que é sempre paciente e perseverante (SUPER INDICOOOOOO, GENTE) e as amigas mamães de primeira viagem que sempre compartilham suas experiências, dão força e mandam fotos dos seus bebês fofos pra que todo dia a gente fique confiante e feliz, kkkkk.

E como não agradecer principalmente ao meu marido lindo que escreve no quadrinho de lembretes?

“Firmeza mamãe! 🙂 #ÉNóis”

Michelzinho é o melhor em dar a mão e dizer:

“Nós vamos conseguir!”

Sempre que ele tem oportunidade coloca Helena pra dormir e faz tudo certinho. Valeu vida!

P.s.: Olha só, comecei a escrever 9h que Helena tava dormindo, são 10h e ela ainda está dormindo! Soneca da manhã realizada com excelência! Hahaha.

Bem, é isso gente. Fui falar, ela acordou. Mas gostei de ter vindo compartilhar. Quais as dificuldades de sono de vocês?

Aqui tá os contatos da Eliana Dias:
Facebook Eliana Dias

Telefones: (98) 9 8182 4437 / (98) 9 8923 9290
Instagram: @eliana_dias_bebes

Parece um publipost né? Mas não é não. Só compartilhando as coisas maravilindas da vida, kkkkk.